
A necessidade de uma Psicologia Social
Minha proposta é, de forma bem sucinta, destacar a importância de uma atuação psicológica social em detrimento de permear os mecanismos de dominação que agravam o sofrimento da classe que move as forças produtivas: a trabalhadora.

Leitura conjunta: minha experiência com Neuromancer
Ano passado enfrentei o prazeroso desafio de ler a trilogia tida como o marco zero do gênero cyberpunk: A trilogia Sprawl.
O desejo de beber da fonte e presenciar o nascer das ricas características do cyberpunk me fizeram enfrentar a escrita provocadora do bendito William Gibson e, para compartilhar dessa jornada árdua, convidei a incrível Glícia Nathália .

O Fascismo nas Religiões: Introdução
Em meio a debates acalorados, e muitas leituras acerca do tema, percebi certos aspectos em comum entre o fascismo (que definiremos abaixo, para evitar quaisquer equívocos ou contra-argumentos reacionários) e movimentos neonacionalistas reacionários, que se expressam pela, já conhecida, intolerância religiosa para com determinadas religiões, especialmente as de matriz africana.

Piquenique na Estrada: nem toda ficção científica é norte-americana
Piquenique na Estrada é uma obra soviética, escrita por Arkady Strugatsky e Boris Strugatsky (ou, apenas, irmãos Strugatsky), que chegou às terras brasileiras, em sua íntegra, pela editora Aleph. Tão logo soube disso, garanti minha cópia digital, física e capa dura (compulsão é o nome que damos a esse comportamento).

Como foi publicar um livro (ou “como o patinho feio ficou bonito”)
Existe uma sensação, extremamente específica, em realizar algo sabendo que aquele algo foi feito com as ferramentas que estavam à disposição, e não da melhor forma que poderia ser feito. É semelhante ao gosto amargo de receber uma prova e constatar que você recebeu a nota mínima para “passar” de semestre.